HomeDREAMNotícias (Mozambico) – Aumentam beneficiários do TARV no nosso país
10
Lug
2007
10 - Lug - 2007



from: Notícias

Cresce o número de beneficiários do Tratamento Anti-Retroviral (TARV) no país, na medida em que, para além dos cuidados disponibilizados pelas autoridades da Saúde, mais instituições, não governamentais, trabalham no sentido de garantir o acesso dos fármacos aos doentes. Actualmente, cerca de 22 mil pessoas estão a beneficiar de TARV nos diversos centros do programa DREAM, da Comunidade de Sant´Egídio. Este número representa metade do total dos seropositivos a receberem aqueles cuidados sob os auspícios do Ministério da Saúde (MISAU).
O programa DREAM atinge aquele universo, passados cinco anos após ter iniciado as acções de administração da terapia que prolonga a vida dos seropositivos. De facto, foi em 2001 que a congregação italiana Comunidade de Sant´Egídio lançou aquela iniciativa, concebida para providenciar anti-retrovirais aos doentes de SIDA no país, área que até então as estruturas nacionais de Saúde não abrangiam no leque das suas acções tendentes a travar a pandemia do HIV.

Desde o seu lançamento, o programa DREAM esteve mais virado à componente de Prevenção da Transmissão Vertical (PVT), que significa evitar que o vírus do SIDA passe de mãe para filho durante a gravidez, parto ou no processo de aleitamento, embora tenha alastrado os seus cuidados a outras áreas.

Inês Zimba, uma das médicas do programa DREAM, disse que passados estes cinco anos, vê com muita satisfação o facto de, do total das mulheres grávidas submetidas ao tratamento do PVT terem, em mais de 90 porcento dos casos, crianças livres do vírus causador da SIDA.

A médica falava segunda-feira, em Maputo, em conferência de Imprensa conjunta organizada para marcar a passagem dos cinco anos do programa, evento que contou com a presença do professor Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant´Egídio, da representante daquela congregação no país, Paola Germano, e do coordenador do DREAM, Francisco Cocote.

Aliás, a informação da existência de 22 mil pessoas em TARV nos centros DREAM foi revelada pelo coordenador. Dados do MISAU indicam que, até finais do ano passado, 44 mil doentes de SIDA estavam em TARV nas unidades sanitárias públicas.

Números divulgados na ocasião apontam 500 mil pessoas como tendo, de algum modo, usufruído dos benefícios do programa DREAM, concretamente nas suas componentes de educação sanitária, ajuda nutricional, distribuição de filtros de água, redes mosquiteiras, entre outros.

No quinquénio, o programa assistiu quatro mil mulheres grávidas, tendo nascido, no mesmo período, três mil crianças sem HIV/SIDA de mães infectadas pela doença, segundo indicam dados divulgados ontem.

As acções do programa DREAM abrangem Maputo, Gaza, Sofala, Quelimane e Nampula e fazem sentir-se em mais de cem comunidades moçambicanas, onde, neste momento, cerca de 950 gravidezes estão a ser seguidas pelo tratamento de PTV.

Falando na ocasião, Andrea Riccardi disse que depois de o país ter vencido o conflito armado dos 16 anos, enfrenta agora a guerra contra o HIV/SIDA, mas está a evoluir, mesmo com graves problemas.

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio