HomeDREAMAgenzia Plusnews (Mozambico) – DREAM comemora cinco anos de existência
28
Mar
2007
28 - Mar - 2007



MAPUTO, 29 March 2007 (PlusNews) – A organização católica italiana Comunidade de Santo Egídio comemora nesta semana cinco anos do DREAM (Drug Resource Enhancement against AIDS and Malnutrition), o Programa de Reforço Medicamentoso contra a Sida e a Má nutrição em Moçambique.

Para celebrar esta iniciativa, que foi a primeira a distribuir antiretrovirais em Moçambique, pacientes, doadores e autoridades se reuniram ontem em Machava, província de Maputo, naquele que é considerado o centro-mãe deste programa.

“Esta foi uma porta que se abriu para os doentes de Sida em nosso país”, diz ao PlusNews a moçambicana e médica chefe do DREAM no bairro do Benfica, em Maputo, Inês Zimba.

Hoje, das cerca de 40 mil pessoas em tratamento antiretroviral em Moçambique, 12 mil são contempladas pelo DREAM.

Este programa presta assistência ainda para 22 mil seropositivos através de tratamentos de infecções oportunistas, apoio nutricional e educação sanitária.

Do total de pacientes que iniciaram a terapia no DREAM, 95 por cento aderiram ao tratamento.

Explosão no paiol

Na última quinta-feira, uma explosão no paiol do quartel do exercito de Mahlazine, em Maputo, provocou uma enorme tragédia.

Com o fogo, mísseis, granadas, entre outros explosivos, foram acionados sem controlo e até o momento 177 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas.

O centro DREAM do Benfica foi atingido, mas ninguém foi ferido.

“As portas, janelas, e todo o sistema eléctrico foram destruídos”, conta Zimba.

Contudo, o tratamento não foi prejudicado e todos os pacientes foram encaminhados para o Centro da Machava.

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio