HomeDREAMSavana (Mozambico) – Sintonia entre Moçambique e Santo Egídio
12
Lug
2007
12 - Lug - 2007



… e está para breve uma clínica em Maputo

Nos aniversários do Acordo Geral de Paz e do DREAM

 

A Comunidade de Santo Egídio, que encabeçou a aproximação entre a RENAMO e o Governo moçambicano, acção que culminou com a assinatura do acordo geral de Paz em Roma, Itália, a 4 de Outubro de 1992 e que pôs fim ao conflito armado que dilacerou o país durante 16 anos, continua de mãos dadas com Moçambique.
O facto foi revelado esta segunda-feira em Maputo, por Andrea Riccardi, da Comunidade de Santo Egídio.

Andrea Riccardi, que falava por ocasião do décimo quinto aniversário do Acordo Geral de Paz e do quinto ano de actividade do programa DREAM em Moçambique, afirmou que “ este aniversário constitui um momento de glória por fazer parte da história deste país, estou muito feliz por celebrar o aniversário do programa DREAM que já está instalado há 5 anos e está representado em dez países africanos”.
Foi através do programa DREAM que as relações entre Moçambique e a Comunidade de Santo Egídio se fortaleceram.
Ivo Garrido, ministro da Saúde, disse na ocasião que “há muito tempo que o povo moçambicano vem beneficiando do apoio desta comunidade e a celebração deste aniversário marca, para nós, o início de uma nova era de paz e reflexão do que queremos que seja Moçambique”.
O governante italiano disse contar com a parceria da Comunidade de Santo Egídio para a materialização dos próximos anseios do povo moçambicano, uma vez que a paz já foi alcançada em 1992.
Clínica em Maputo
Brevemente, a Comunidade de Santo Egídio vai abrir, na capital moçambicana, Maputo, uma clínica para atendimento de crianças órfãs e portadoras de HIV/SIDA, onde os menores terão todo o tipo de tratamento gratuito.
A instituição, cujas obras de construção já terminaram, aguarda a autorização das autoridades competentes para o início das actividades em Agosto próximo. As obras custaram 150 mil euros financiados por vários parceiros.
São cerca de 20 mil pessoas em todo o país que se estão a beneficiar da assistência da comunidade de Santo Egídio. A maioria são vítimas do HIV/SIDA.

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio