HomeDREAMSavana (Moçambique)
Tico-Tico: Solidário com as crianças
29
Dic
2010
29 - Dic - 2010



Como já é de praxe, a Comunidade de Sant’Egidio ofereceu no dia 25 de Dezembro um almoço, para juntos compartilharem a grande seia de família. O almoço que teve como convidados principais as crianças e também os seus respectivos pais, parentes e amigos, contou desta vez com a visita surpresa de um dos craques do futebol moçambicano, Tico-Tico, que carrega consigo o titula de embaixador para a campanha "One goal, Educação para todos".
Mal chegou, as crianças, rodearam-no que quase já não conseguia mexer os braços! Tanta foi emoção e alegria de receber Tico-Tico, para o almoço de Natal muito especial no Centro Nutricional da Matola C.
"Não estava a espera desta recepção!". disse o ex-capitão dos Mambas, evident-emente emocionado com as mais de 1.000 crianças que participaram no almoço.
Manuel José da Costa, ou simplismente Tico Tico, que descobriu a sua paixão pelo fu¬tebol aos 8 anos de idade, não deixou de falar com as crianças oferecendo-lhes uns "toques" de como se deve lutar por um sonho.

"One goal, Educação para todos" é uma iniciativa da FIFA (Federação internacional de Futebol), lançada durante o Mundial de futebol na Africa do Sul, que visa a sensibi¬lização para o acesso à educação escolar de qualidade.
Tico-Tico, idolatrado pelas crianças, teve que se organizar e responder a todas questões que lhe colocavam, tentando sempre deixar uma frase optimista aos petizes.
Todos quiseram cumprimentar o seu ídolo. "Olá Tico!" Ele não recuou. Teve uma palavra e um sorriso para cada uma das crian¬ças. "Sabes quem eu sou?", perguntava. "Sim, és jogador dos Mambas. Muitos golos!".
Findas as questões, Tico-Tico e as cri¬anças juntaram-se à mesa, numa confrat¬ernização alimentar, depois do jogador ter servido a pequenada.

"Foi uin Natal ainda mais especial com Tico-Tica!", comentavam as senhoras enquan¬to preparavam a comida. "8 muito generoso da sua parte, oferecer um pouco do seu tempo para estar com as nossas crianças."
No fim, Tico escreveu uma dedicatória na bola do Centro, e deixou a sua assinatura. "Vamos ter que comprar mais bolas porque esta já ninguém a poderá usar!", disse Lidia Lisboa, a responsável do Centro que acom¬panhou Tica durante a visita.
Todas as crianças receberam uma prenda especial, personalizada, depois do almoço e do corte do bolo.

(Savana)

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio