HomeDREAMNoticias (Moçambique)
A revolução da testagem nas consultas pré-natais
17
Gen
2011
17 - Gen - 2011



PARA a maioria das mulheres ficar grávida é um sonho, uma emoção, uma felicidade sem comparação. Porém, o flagelo da SIDA estremece esse modo de ser. Sobretudo para aquelas que nunca haviam feito teste para determinar as celulas de CD4 (também conhecidas por T- auxiliares) e a respectiva carga viral.
Carga viral é o termo utilizado para descrever a quantidade de HIV no sangue. Quanto mais haja HIV no sangue, maior é a probabilitade do desaparecimento das células de CD4, abrindo espaço para doenças oportunistas. Tudo porque, as células T-auxiliares têm a tarefa de organizar a resposta do sistema imunologico a alguns microrganismos como virus, bactérias e fungos.
O conhecimento desta realidade é da extrema importância. Por asssim ser, a vida da mulher muda por completo mal fica grávida e tem de se beneficiar dos serviços de Prevençao de Transmissão Vertical (PTV) onde se faz o CD4. Os serviços de PTV incluem aconselhamento e testagem para mulheres grávidas de forma livre.
Flávio Ismael é secretário executivo do Programa Dream da Comunidade de Sant’Egidio, uma iniciativa desenvolvida no pais que já foi replicada em 10 outros Estados.
No seu dia-a-dia Flávio Ismael lida com caso de mulheres gravidas que padecem de SIDA.
"Una vez grávida, a mulher passa a frequentar uma unidade sanitária de modo a conhecer a evolução do feto da sua propria saúde. Uma das coisas que se faz nas consultas pré-natais é o teste de HIV. Caso ela seja positiva é encaminhada ao PTV onde o pessoal medico verifica se o CD4 está acima ou abaixo das 350 células", explica.
E preciso perceber qae estas células oscilam mesmo em pessoas que não tenham o virus de SIDA dependendo de varios factores sòciais. Todavia, no que tange às mulheres grávidas seropositivas, caso as células estejam abaixo de 350 significa que a capacidade de autoprotecáo está a diminuir o que tanto é ameaça para si como para o seu bebé.
É por isso que além do simples teste de HIV faz-se uma análise do CD4 podendo, seguidamente, fazer o Tratamento Anti-retroviral (TARV) ou a profilaxia.
A profilaxia é uma medida de prevençao de infecçao por virus de HIV feita através de medicamento e alguns cuidados especiais no momento do parto tendo como … cortar a transmissão … para o feto.
.. acordo com o nosso interlocutor, a nivel nacional faz-se a..namada PEPE – Profilaxia post Exposiçao utilizando comprimidos compostos por AZT e 3TC.
Na ocasiao, Ismael disse que, durante longos anos, Moçambique usou , para TARV , a monoterapia. Todavia, presentemente adoptou a triterapia (comprimido formado por Niverapina, AZT e 3TC). Tal resulta de uma recomendação da OMS – Organizaçao Mundial da Saude quando da divulgação de novas linhas directives de tratamento.
"Estudos feitos em muitos paises provaram que á triteràpia é mais eficiente porque garante a não infecção do feto e confere maior protecção à mãe", diz. Flávio Ismael revelou que uma das orientaçoes da OMS é de que, apòs o CD4, o tratamento deve iniciar num espaço de 90 dias, naqueles casos em que as celulas estejam abaixo de 350.
Enquanto isso, após o parto e ate 36 horas, a mãe deve ser administrada a Niverapina.
Conforme disse o nosso interlocútor, nascida a criança há um seguimento que é feito durante 18 meses. No final destes meses faz-se um teste para apurar o estágio da criança.
A nível dos oito centros do Sande em que funcionam os prógramas da Dream, cerca de 98 porcento das crianças ali nascidas tem sido saudáveis:
Entretanto, durante o tratamento é importante que a mulher se alimente adequadamente uma vez que o seu corpo reduz a capacidade de defesa.
E’ tendo em conta esta realidade que, em Setembro de 2009, o Ministério da Saude lançou um programa de cesta básica composta por produtos vários como milho, farinha de millio , óleo, açúcar. Os víveres estão reservados aos doentes de SIDA sendo que as grávidas as recebem num periodo de seis meses. Assim sendo, as mulheres podem dar o parto e garantir o aleitamento materno aos filhos e, por outro lado assegurando a sua saúde.

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio