HomeDREAMZambese (Mozambico) – DREAM assiste mais de 22 mil seropositivos
18
Lug
2007
18 - Lug - 2007



José Belmiro

EM CINCO ANOS DE IMPLEMENTAÇÃO EM MOÇAMBIQUE 

“Não se justifica que crianças de mães seropositivas nasçam infectadas enquanto existem formas de evitar”- directora clínica da DREAM

Mais de 22 mil pessoas beneficiaram-se de assistência médica dos serviços do Programa DREAM da Comunidade de Sant´Egídio, da Itália, a custo zero, há cinco anos de actividades em Moçambique. O DREAM trata e assiste doentes do HIV-SIDA, partindo do princípio de que é necessário salvar vidas humanas.

DREAM (Drug Resouce Enhancement against AIDS and Malnutrition) é um programa de controlo, prevenção e tratamento de luta global contra a infecção por HIV/SIDA nos países com poucos recursos.
Para a Comunidade de Sant´Egídio, é fundamental o valor da pessoa e cada vida humana. Durante anos, o paradigma das agências internacionais foi uma estratégia exclusivamente preventiva para o combate à SIDA nos paises em via de desenvolvimento. Esta estratégia revelou não ser eficaz.

Tratamento gratuíto

De acordo com Gianna Iasilli, uma das coordenadoras do programa DREAM em Moçambique, “a Sant´Egídio é a pioneira a introduzir o tratamento antiretroviral em Moçambique, e volvidos cinco anos de actividades, os números falam por si. Neste momento contamos com três laboratórios de Bilogia molecular e 10 Hospitais Dia. Ao longo destes anos conseguimos que:” “98 por cento de bebés que nascem sem o HIV de mães seropositivas graças à triterapia anti-retroviral numa abordagem global”.
“95% de doentes aderiram ao tratamento, uma fasquia tida como a mais alta da África Subsaariana e perto ou até melhor nos países europeus e dos Estados Unidos da América”.
“22 mil pessoas serpositivas em assistência, que inclui tratamento das infecções oportunistas, apoio nutricional, programas de educação sanitária e monitoria”.
“Há 12 mil pessoas em tratamento anti-retroviral (TARV). Conseguimos abranger 3.600 mulheres seropositivas grávidas no programa de prevenção.
2.500 bebés nascidos sem HIV de mães seropositivas no programa de prevenção vertical mãe-filho do DREAM”.
“Nota-se ainda a existência de duas mil crianças em tratamento, das quais 80 por cento são orfãs”.
Em relação aos custos de tratamento, a fonte afirmou que “os pacientes não pagam absolutamente nada para se beneficiarem do tratamento. Os custos anuais por pessoas são avaliados em cerca de 700 dólares americanos norte-americanos. A média por dia está orçada em dois USD/doente”.

1200 doentes em tratamento na Machava

Noorjehan Abdul Magid, directora clínica do Hospital Dia da Machava, disse que neste momento estão em tratamento cerca de 1200 serpositivos. “O tratamento é gratuito e contempla a triterapia antiretroviral, educação sanitária, prevenção da transmissão verical mãe-filho durante durante a gravidez e no parto”.
No âmbito do projecto DREAM, as mulheres são tidas como o alvo principal pois para além de estarem infectadas pelo vírus, correm o risco de infectarem os

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio