HomeDREAMIrinPlusnews – Moçambique: Semanário Zambeze é elogiado por política de HIV e Sida
20
Set
2007
20 - Set - 2007



MAPUTO, 11 Setembro 2007 (PlusNews) – Moçambique, por meio do semanário Zambeze, foi o único país africano de língua portuguesa a concorrer ao prêmio Plano de Acções dos Medias em HIV, Sida e Género, promovido pelos institutos sul-africanos The Sol Plaatje e Gender Links.

Os jurados na premiação em nove de Setembro em Grahamstown, na África do Sul, elogiaram o progresso da política contra a Sida elaborada pelo Zambeze, conta o gerente de mídia em HIV, Sida e Género da Gender Links, Dumisani Gandhi.

A cerimônia aconteceu durante a Conferência Highway Africa, que termina em 12 de Setembro. Os prêmios foram patrocinados pela Agência Internacional Sueca de Desenvolvimento (Swedish International Development Agency, em inglês).

O concurso é parte do Plano de Acção de Media em HIV, Sida e Género coordenado pelo Fórum de Editores da África Austral, que procura garantir que 80 por cento dos 360 veículos na região tenham políticas referentes a esses temas até o final de 2008.

Os vencedores foram o Malawi Broadcasting Corporation em HIV e Sida e a Mauritius Broadcasting em género. Os segundos lugares nessas áreas ficaram com o jornal The Times of Zambia e novamente Malawi Broadcasting Corporation, respectivamente.

Os veículos foram avaliados quanto a qualidade e quantidade das acções desenvolvidas internamente e para o público. Os vencedores receberam montantes em dinheiro, troféus e um curso de uma semana sobre HIV, Sida e género a funcionários indicados.

O Zambeze competiu com sua política aprovada em Junho pela Empresa Novo Media, proprietária do jornal. O projecto prevê notícias sobre a Sida em todas as edições, equilibrando temas de prevenção e tratamento e fontes femininas e masculinas.

Fernando Veloso, que assumiu a direção do jornal em Março no lugar de Salomão Moyana, disse ao PlusNews que dará continuidade à política contra a Sida iniciada no ano passado.

“Não aceitaremos nenhum anúncio de produtos ou pessoas que sugerem curar a Sida”, disse Veloso. “Perco um anunciante, mas não posso enganar o meu leitor.”

O jornal pretende desenvolver um guia para orientar os jornalistas no uso das linguagens apropriada sobre HIV e Sida.

Seropositivos na redação

O Zambeze procura seguir na redação a mesma actitude que adota em suas páginas. Com cerca de 30 funcionários, as leis de HIV e Sida no local de trabalho são respeitadas rigorosamente.

Criada em 2002, esta lei proíbe a testagem obrigatória do HIV e a demissão de um trabalhador por ser seropositivo, e exige assistência médica para empregados infectados.

Há sete meses, um jornalista deste jornal se assumiu seropositivo à direção e aos seus companheiros de redação.

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio