HomeDREAMMediaFax (Moçambique)- A Comunidade de Santo Egidio arranca com 11º curso de formação pan-africano
09
Set
2007
09 - Set - 2007



No âmbito da luta contra o SIDA

(Maputo) A Comunidade de Santo Egidio, CSE, deu inicio ao decimo primeiro curso de formação pan-africano, na passada quinta feira, para operadores sanitários que trabalham na área de HIV/SIDA e na terapia antiretroviral.
O objectivo do curso é capacitar o pessoal sanitário em diagnóstico No âmbito da luta contra o SIDA CSE arranca com 11º curso de formação pan-africano clínico e tratamento das infecções relacionadas com o HIV. O curso abrange os operadores do programa Dream em Moçambique e de outro países, médicos e pessoal sanitário das direcções provinciais de saúde, DPS, da maior parte das províncias de Moçambique .
“O programa Dream trata milhares de doentes, o que hoje significa a vida para muitos desses doentes, em muitos países. É importante estudar e aprofundar como tratar dos doentes de forma cada vez mais eficaz com a terapia antiretroviral pois, muitos homens mulheres e crianças de Moçambique e da África necessitam desta terapia, mas ainda hoje são poucas as pessoas que têm acesso.
Não basta somente ter profissionais competentes, mas o trabalho deve ser feito com paixão aos doentes, devem aprender e seguir o exemplo do Dream que representa a salvação para muitos”,disse na ocasião o Arcebispo Dom Francisco Chimoio.
Para Gianni Guidotti, médico do programa Dream, a comunidade de Santo Egidio está ligada a África por uma profunda amizade e ao longo de muitos anos esta comunidade renovou a fidelidade e a solidariedade com os africanos.
Adiante, Gianni referiu que o compromisso para a busca da paz em muitos países , solidariedade com os países mais pobres, luta pela abolição da pena de morte, campanha para o registo das crianças, tratamento da sida e má nutrição, fortaleceu ainda mais a amizade e o apreçoo existente entre Santo Egidio e os países com que vem colaborando.
(Carmen Massassane)

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio