HomeDREAMPlusNews (Mocambique): Descobri que era seropositiva quando estava grávida do meu terceiro filho
27
Mar
2008
27 - Mar - 2008



MAPUTO, 26 Março 2008 (PlusNews)
Agustinha Horácio Julião Cuamba

 

Photo: Paola Roletta/PlusNews


Não passava pela minha cabeça fazer o teste do HIV. Mas como a minha ficha tinha sido transferida para o centro de prevenção vertical, fui ao aconselhamento e explicaram-me da importância do teste.

Infelizmente o resultado veio positivo. Assim que soube do diagnóstico comecei o tratamento de prevenção vertical. Minha filha Chélzia nasceu negativa e é uma menina sã. Ela vai completar quatro anos em Outubro.

Eu já tinha dois filhos e levei-os a fazer o teste, com medo que eles também estivessem infectados. Graças a Deus deu negativo para ambos.

Eu continuo a fazer os controlos e até hoje não preciso tomar antiretrovirais.

Família em crise

Antes de viver em Maputo, vivia na Beira com o meu primeiro marido. Tínhamos um filho e quando fiquei grávida do segundo, no terceiro mês de gravidez, decidi divorciar-me.

O problema principal era os meus sogros. Não conseguia viver com eles. Decidi vir a Maputo onde vivia o meu irmão. Claro que ele não ficou muito contente da minha decisão porque eram mais bocas a alimentar.

Era impossível viver ouvindo queixas contínuas. Aluguei um quarto e arranjei um trabalho como doméstica. Depois fui trabalhar num hotel, mas mal a minha barriga havia crescido fui despedida.

Tive o meu bebé e foi mesmo complicado porque tinha pouca poupança. Mas lá me aguentei. Preparava chamussas para vender. E foi a minha salvação.

O meu primeiro marido nunca me deu um tostão para criar os nossos filhos. Não sei se por sorte ou azar, sempre fiz os meus pequenos negócios das chamussas. Mesmo quando vivíamos juntos, ele não participava nas despesas. Portanto a minha situação de divorciada não mudou a situação económica.

Ele nunca nos procurou, nunca telefonou. Os meus filhos perguntam por ele, mas o que posso fazer? Mesmo se o encontrasse não poderia forçá-lo a tomar conta dos filhos.

Tenho o exemplo do pai da minha filha mais nova. Ele vive aqui em Maputo. Mal soube que era seropositiva, abandonou-me. Não quis saber nada da filha: se está bem, se come, se se veste. Portanto costumo dizer que os meus filhos são só meus!

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio