HomeDREAMXIII CURSO PANAFRICANO DE FORMAÇÃO DREAM:
UM MODELO DE TRATAMENTO DA INFECÇÃO HIV/SIDA
21
Set
2008
21 - Set - 2008



COMUNICADO DE IMPRENSA


22 de Setembro a 1 de Outubro de 2008
COMPLEXO KAYA KWANGA
MAPUTO

Começa no dia 22 de Setembro e vai até o dia 1 de Outubro o XIII Curso panafricano de formação, organizado pela Comunidade de Sant’Egidio, em Maputo, para os profissionais da saúde que trabalham na área do HIV/Sida e na terapia antiretroviral.

Este curso está dividido em vários módulos e será teórico e prático, para cada uma das figuras dos operadores sanitários.

O principal objectivo é a formação e a capacitação de pessoal sanitário para o conhecimento da etiologia, o diagnóstico, a clínica e o tratamento das infecções do HIV/Sida. Será particularmente aprofundada a metodologia do programa DREAM.

Neste curso, além de muitos operadores do programa DREAM em Moçambique e em outros países, participam médicos e outro pessoal sanitário das Direcções Provinciais de Saúde (DPS) de muitas províncias moçambicanas.

DREAM (Reforço Medicamentoso contra o HIV/Sida e a má nutrição), elaborado e implementado pela Comunidade de Santo Egidio, põe uma grande ênfase na formação, trabalhando exclusivamente com pessoal local: médicos, técnicos de medicina, enfermeiros, biólogos, técnicos de laboratório, farmacêuticos e activistas. Desde 2002 o programa DREAM tem treinado mais de 3.000 operadores sanitários, entre médicos, técnicos de laboratório, coordenadores de centros, farmacéuticos, operadores domicilários e activistas. 
Os mais de 120 participantes provêm de todas as províncias de Moçambique, e de vários países africanos, entre os quais Burkina Fasu, Camarões, República Democrática do Congo, Guiné Conakry, Ruanda, Burundi, Madagascar, Guiné Bissau e Gabão.

No total, podemos calcular que cerca de 500.000 pessoas, em todos os países africanos onde estamos presentes, têm beneficiado das actividades do DREAM.

A inauguração do XIII Curso panafricano de formação decorre no dia 22 de Setembro às 9.30 no Complexo Kaya Kwanga, em Maputo.

Para mais informações:
DREAM – Maputo, Avenida 24 de Julho 7- 5 andar
Tel (+258) 21 493752/486625; Fax(+258) 21 486626
e-mail: press@dream.org.mz; Cell: (+258) 82 8484858.

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio