HomeDREAMwww.imensis.co.mz
Seropositivos agendam marcha em sete cidades de Moçambique
11
Set
2009
11 - Set - 2009



fonte: http://www.imensis.co.mz/news/anmviewer.asp?a=16960&z=15

Doentes de Sida e defensores do acesso universal ao tratamento anti-retroviral começaram ontem, quinta-feira, uma marcha em sete cidades moçambicanas contra a decisão do Governo de fechar as unidades especializadas no atendimento da doença.

O Ministério da Saúde de Moçambique decretou em Julho último o encerramento das unidades de consultas especializadas de HIV/Sida nos hospitais públicos moçambicanos, integrando os serviços nas consultas comuns.

As autoridades sanitárias justificaram a medida com a necessidade de não separar os doentes de sida e protegê-los de discriminação, além de o modelo das consultas especiais não ser compatível com o sistema Nacional de Saúde.

Os activistas do acesso universal ao tratamento de sida contestam a decisão, considerando-a discriminatória, argumentando também que não protege a privacidade e acarreta riscos de os doentes não serem atendidos, com riscos de desistências do tratamento.

Segundo César Mufanequiço coordenador do Movimento do Acesso ao Tratamento Anti- Retroviral em Moçambique o objectivo destas marchas é alertar a sociedade sobre os prejuízos que a decisão está a provocar nos doentes.

 

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio