HomeDREAMComunicado de imprensa (Moçambique)
Onde esta’ a festa ? Natal 2009
Dic
23 - Dic - 2009

COMUNICADO DE IMPRENSA

ONDE ESTÁ A FESTA?
NATAL 2009

Neste Natal, a Comunidade de Sant’ Egidio moçambicana faz as coisas em grande: são 76 os almoços de Natal que organiza em todo o país, com crianças, idosos, mendigos e doentes, com uma previsão de participação de 11.500 pessoas, para esquecer pelo menos por um dia a solidão e o sofrimento.

Onde está a festa?
A festa está em cada lugar, sobretudo onde existe a dor. Nas igrejas, nas casas, mas também nos lares para idosos, para crianças, para deficientes, nas cadeias, nos hospitais, até nas ruas. Porque o sentido é mesmo levar a festa também nos cantos mais obscuros, mais longinquos, mais esquecidos.

A maioria das pessoas que participa neste tradicional almoço de Natal são os pobres com os quais as muitas comunidades vivem a sua amizade durante o inteiro ano nas escolas da paz, nas visitas domiciliárias, na ajuda diária.

Com muitos idosos a amizade e a visita é a única maneira de vencer contra a solidão que os aflige. A visita dos membros da comunidade serve muitas vezes para dar uma ajuda concreta: concertar o telhado que se estragou com a última ventania, trazer a lenha dentro de casa porque as forças já não ajudam, limpar e arrumar a casa… enfim, ajudar nas pequenas tarefas diárias, enchendo o coração de alegria e companhia!

Todos os almoços são organizados graças à angariação de fundos que todas as comunidades fazem durante as semanas antes do Natal. São ajudas de pessoas individuais, de empresas, de comerciantes, de instituições. Todos com o desejo de se fazerem- mendigos para o outro, para demonstrar a responsabilidade para o outro.

No dia 25 de Dezembro, o grande almoço de Natal no Centro Nutricional de Matola 2 com as 1.200 crianças que durante todo o ano frequentam o Centro para almoçar e para a ajuda escolar. Naturalmente estará presente o Pai Natal que traz a todas as crianças uma linda prenda!

Neste Natal são 20 os almoços nas cadeias de todo o país. No dia 28 em Maputo, na B.O., um almoço com 300 detidos que a Comunidade de Sant’ Egidio encontra durante todo o ano. Também eles recebem uma prenda!

Sempre em Maputo, mais um almoço de Natal, com as pessoas que vivem na rua, e também mais um almoço com os 100 idosos pobres de um lar que, durante todo o ano, recebe a visita dos membros da Comunidade de Sant’ Egidio.

Almoço de Natal na Beira, justamente no dia 25 de Dezembro, no Centro DREAM de Manga Chingoussura, e um almoço com mais de 100 pessoas em Quelimane.

O almoço de Natal com os pobres é uma tradição da Comunidade de Sant’ Egidio desde quando, em 1982, um pequeno grupo de pessoas pobres foi acolhido junto da mesa da festa na Basílica de Santa Maria em Trastevere, Roma. Eram cerca de 20 convidados: havia alguns idosos do bairro, nossos amigos há tempo, que naquele dia teriam ficado sozinhos, e algumas pessoas sem abrigo encontradas nas ruas da capital italiana.

Ao longo dos anos a festa foi aumentando, como por um benéfico contágio, e chegou também em muitos outros países de todos os continentes.

O Natal é um pouco um milagre: é o milagre das caras com sorrisos de muitas pessoas oprimidas pelo peso da vida.
É o milagre para aqueles que, mesmo tendo tudo, perderam o sentido profundo da festa e neste dia podem sentir-se úteis para os outros.

Por isso, quem quiser juntar-se, será um convidado especial!

Para mais info: 82.3945800.

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio