HomeDREAMwww.agenciasida.co.mz
Ministros da Saúde de África vão a Roma discutir acesso universal aos antiretrovirais
08
Mag
2011
08 - Mag - 2011



A Comunidade de Santo Egídio, através do seu programa DREAM (acrónimo de Drug Resource Enhancement against AIDS and Malnutrition), promove no dia 13 de Maio corrente, em Roma (Itália), a 7ª Conferência Internacional dos Ministros da Saúde de África, onde irão discutir o acesso ao tratamento antiretroviral.

O encontro vai decorrer sob o lema “O acesso universal ao tratamento: passo decisivo para vencer a Sida” e espera contar com a participação de 20 ministros africanos da Saúde, incluindo o moçambicano Alexandre Manguele, para além de organizações nacionais e internacionais da sociedade civil.

No encontro, os participantes vão partilhar experiências no capítulo do acesso ao tratamento antiretroviral nos seus países por parte das pessoas vivendo com HIV e Sida, e vão discutir formas que permitam a massificação do acesso do tratamento com medicamentos antiretrovirais.

Segundo o último relatório publicado em 2010 pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Sida (ONUSIDA), nos últimos anos, mais de 5 milhões de pessoas nos países do Sul do mundo tiveram acesso à terapia antiretroviral. Este é considerado um grande ganho no combate à pandemia.

“A nova fronteira que a comunidade científica internacional olha agora para ganhar a batalha contra a Sida é o acesso universal ao tratamento”, diz uma nota de imprensa da Comunidade de Santo Egídio, que acrescenta que o alcance deste objectivo exige, não só uma intervenção sanitária, como também social.

Redacção da Agência de Notícias de Resposta ao SIDA

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio