HomeDREAMDREAM, Comunicado de imprensa
Inauguração do Centro Polivalente da Comunità di Sant’Egidio na Beira
14
Mar
2012
14 - Mar - 2012



Sábado, 17 de Março, pelas 9.00, a senhora Maria da Luz Guebuza inaugura o Centro Polivalente DREAM da Comunidade de Sant’Egidio, na cidade da Beira.

Mais um marco da grande amizade que liga Sant’Egidio a Moçambique que celebra, no próximo mês de Outubro, 20 anos de paz, tendo sido o Acordo Geral de Paz assinado em Roma, após 27 meses de negociações na sede da Comunidade de Sant’Egidio.

O Centro Polivalente da Comunità di Sant’ Egidio, no bairro de Praia Nova (perto do prédio Cooperativa e da Socol – Sofala Comercial, na Rua Mouzinho de Albuquerque, 1280), com 1.800 metros quadrados de superfície de utilização, acolhe um centro nutricional, um laboratório de biologia molecular de alta especialização, um centro clínico e um centro DREAM (Assistência às populações afectadas pelo HIV/SIDA).

Em Julho de 2011, a Comunidade de Sant’Egidio assinou um acordo com o Ministério da Saúde para alcançar o objectivo de pôr a zero as novas infecções de HIV, sobretudo a transmissão de mãe para filho (PTV), nas estruturas públicas de todas as províncias do País.

A Comunidade de Sant’Egidio começou o programa DREAM na Manga-Chingussura junto com a Direcção Provincial de Saúde, em 2003. Esse centro trata, neste momento, mais de 5.000 pacientes, com uma média de 70 novas entradas por mês. Os espaços são pequenos e era necessário encontrar alternativas para poder tratar mais pacientes.

Foi o Conselho Municipal da Beira que ofereceu o terreno para a Comunidade de Sant’Egidio construir um centro de saúde completo e de tratamento do HIV/Sida e um centro para os meninos de rua comerem e serem alfabetizados.

Dentro das actividades de assistência às populações afectadas pelo HIV/Sida, no Centro Polivalente da Beira são também realizadas as actividades complementares de assistência domiciliária, de apoio nutricional, de educação para a saúde e nutricional e diversas actividades sociais de prevenção, sensibilização e mitigação do estigma e discriminação pelo HIV/Sida.

O Centro Polivalente fornecerá refeições diárias a 1.000 crianças, como faz o centro “O País do arco-íris” da Comunità di Sant’Egidio na Matola 2 (Maputo) já há oito anos.

O Centro Polivalente DREAM da Beira está vocacionado à reabilitação nutricional de crianças vulneráveis e mal nutridas da zona para além de alfabetizar e sucessivamente, com acordos com outras ONGs locais, formar profissionalmente os meninos mais crescidos.
Apostar no bem-estar das crianças é acreditar no futuro do País.

O Centro Polivalente da Comunità di Sant’Egidio é mais uma estrutura sócio-sanitária ao serviço da população da cidade da Beira e arredores, completamente gratuita.

Muitas personalidades das principais instituições do País bem como das embaixadas participarão na cerimónia de inauguração do Centro Polivalente.

Para mais informações:
Comunità di Sant’Egidio
Tel. + 258.828484858, +258.21.486625 e +258.23.301630

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio