HomeDREAMNoticías(Moçambique)
DA SIDA – Crianças e mulheres podem salvar África
21
Mar
2013
21 - Mar - 2013



MULHERES e crianças podem ser o ponto de partida para a erradicação da transmissão do (HIV da mãe para o fllho, bem como para a erradicação da doença em África. Quem o diz é Paola Germano directora executiva do Programa Dream, quando falava no seminario internacional ‘Para Uma Geração Sem Sida: 0 Modelo Africano".
O evento foi organizado recentemente em Maputo pela Comunidade de Sant’Egidio, em colaboração com o Ministério da Saúde.
"Hoje, com autoridade dos dados scientíficos e com raízes profundas na realidade africana, podemos dizer enfaticamente que visualizámos o fim da SIDA e a possibilidade da erradicação da transmissão da mãe para o filho em África ", perspectiva Germano.
Aquela dirigente fez este pronunciamento a othar para o sucesso do programa que dirige na redução pára quase zero o número de bebés de mães seropositivas que nascem com a doença no continente. Nos 10 países onde está instalado o programa, há l l anos, pelo menos 22 mil crianças de mães contaminadas pelo HIV nasceram saudáveis e sem o vírus da Sida.
Para conseguir este êxito, Germano conta que o trunfo do programa é garantir tratamento anti-retroviral correcto e abrangente a pessoas seropositivas em menor espaço de tempo depois de se detectar o vírus.
“Um dos trunfos do programa é a existencia de um espaço de tempo reduzido entre o registo de mulheres grávidas e o início do tratamento…. a TARV efectuada a partir do quarto mês de gravidez em qualquer lugar reduz quase a zero a transmissão do vírus durante a gravidez, no parto e durante a amamentação com o leite materno”, explica Germano.
Na ocasião Dulce Artur, seropositiva de 30 anos de idade, deu o seu testemunho de sucesso no tratamento para a prevenção da transmissão vertical. Seu filho de 4 anos nasceu sem o HIV graças ao tratamento anti-retroviral durante a gravidez.
A necessidade de colocar a mulher e a criança no centro da agenda internacional na luta contra a Sida foi discutida por pessoas de todos escantos do mundo, entre politicos, profissionais da Saúde, doadores e voluntários que juntos unem esforços, recursos e capacidades para a eliminação do HIV no Continente Africano.

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio