HomeDREAMMoçambique: Stephen Lewis, o enviado especial das Nações Unidas para o HIV/Sida em África, visita os Centros DREAM de Machava e de Matola
04
Lug
2006
04 - Lug - 2006



COMUNICADO DE IMPRENSA
DREAM
Drug Resource Enhacement against AIDS and Malnutrition

Stephen Lewis, o enviado especial das Nações Unidas para o HIV/Sida em África, visita os Centros DREAM de Machava e de Matola na próxima sexta-feira, 7 de Julho, às 10.30.

Será acompanhado por Angela Van Rynbach, representante em Moçambique do Programa Mundial Alimentar (PMA).

DREAM (Drug Resource Enhancement against Aids and Malnutrition) é o programa da Comunidade de Santo Egídio de controlo, prevenção, tratamento contra a infecção por HIV em países com recursos limitados.

DREAM alcançou os maiores resultados nunca atingidos na África Austral: 97% dos bebés nasceram seronegativos de mães seropositivas tratadas com a triterapia antiretroviral. O resultado foi apresentado na Conferência Internacional sobre os retrovírus e infecções oportunísticas, em Boston no ano passado.

Stephen Lewis disse, no seu discurso por ocasião do Dia Mundial de Luta contra o HIV/Sida, em Dezembro passado: “Em muitos países, sobretudo em África, existem programas de prevenção vertical. Infelizmente, muitos deles são programas meramente pilotos: menos de 10% das grávidas HIV+ têm acesso a eles. Isto é escandaloso.”

Ainda, falando sobre a nevirapina e a tri-terapia para a prevenção vertical, Lewis acrescentou: “Porquê toleramos um regime de tratamento para África e um outro para as nações ricas? É possível fazer a tri-terapia em África em vez de uma dose de nevirapina? Certamente. (…) Sant’Egidio faz isso em Moçambique.”

Já são mais de 2.000 os bebés que nasceram seronegativos de mães seropositivos no programa DREAM.

Em Moçambique são mais de 20.000 as pessoas que recebem o tratamento gratuitamente, das quais mais de 8.000 em tratamento anti-retroviral, nos 13 Centros DREAM.

Todos os doentes DREAM, em parceria com o PMA, com base na avaliação do seu estado nutricional e das suas necessidades sociais e famliares, são inseridos no itinerário de assistência alimentar para si e as suas famílias.

Após quatro anos de implementação em Moçambique, DREAM é já modelo de tratamento no Malawi, na Tanzânia, no Quénia, na Guiné Bissau, na Guiné Conacry. Perspectiva-se a reprodução do modelo em outros países africanos.

Para mais informações:
DREAM Avenida 24 de Julho 7- 5 andar Maputo
Tel (+258) 21 493752/486625 Fax(+258) 21 486626 e-mail: segidiopress@tvcabo.co.mz Telemóvel: (+258) 82 3232750.

NEWSLETTER

Mantieniti in contatto con DREAM

* Campo obbligatorio